sábado, 14 de abril de 2018

Rouen e retorno para casa

O relógio tocou as 7:00h, só conseguimos levantar depois de 3 sonecas.

Tomamos o café da manhã no hotel, pegamos o carro e fomos para o centro da cidade.

Paramos o carro em um estacionamento público e fomos bater perna.

Ruão é a 36• cidade mais populosa da França, foi fundado no século 1 e teve grande importância comercial para o país. Aqui foi executada Joana D'Arc.

O primeiro local que visitamos foi o teatro da Ópera.

Logo depois foi a Catedral de Notre Dame.

Lindíssima, no estilo gótico, cheia de detalhes.

Memorial de Joana D'Arc.

Igreja de St. Maclou.

Em escala menor mas no mesmo estilo gótico e cheia de detalhes.

Olha o Napoleão aí!

O hotel De Ville.

Museu de Belas Artes.

A Torre Joana D'Arc.

Le Gros-Horloge.

O palácio da justiça.

Alguns detalhes do prédio do palácio da justiça.

Depois passamos pelo mercado municipal.

Torre Saint-André

Conseguimos ver tudo em Rouen.

Eu gostei muito da cidade, muito bonita.

As últimas fotos da cidade.

Pegamos o carro no estacionamento e caímos na estrada, com destino Marne-la-Valèe, na Disney, de onde parte nosso trem de volta para Londres.

Comemos um lanche na estação e fomos embarcar.

Mas....., como estão fazendo greves nos transportes na França, nosso trem foi cancelado.

Havia vários funcionários da Eurostar ajudando e explicando o que teríamos que fazer.

Temos que pegar um metro de Marne-la-Valèe até a estação chatelet Les Halles em Paris, fazer uma baldeação, pegar outro metrô até Gare du Nord e la conversar com o pessoal da Eurostar para troca de tickets.

Eles nos deram os tickets para o metrô.

E lá fomos nós.

Pegamos os metrôs e aqui já estávamos na Gare du Nord.

Fomos para a fila da Eurostar, trocamos os bilhetes na fila de entrada mesmo, passamos pela polícia federal da França. Logo em seguida pela polícia federal do Reino Unido e fomos esperar o trem.

Aguardamos por uma hora.

Já estamos no trem a caminho de casa, daqui a pouco passaremos pelo euro túnel.

Celia e Dudu sentaram juntos ensino sentei em um banco longe deles, foi o que conseguiram.

Chegando em Londres, ainda vamos pegar dois metrôs e um trem para chegar em casa.

A viagem foi muito legal, desde a Disney até os rolês que demos pela Normandia, deu tudo certo conforme o planejado.

Conhecemos lugares lindíssimos, cheios de histórias, belezas arquitetônicas, andamos muito, Dudu curtiu muito, e nos também.

A minha impressão da Euro Disney é que, o parque principal é legal mas eu esperava mais, esperava alguma montanha russa apavorante, os shows para a criançada são ótimos e o cinema 4d do Ratatouille é muito legal.

O outro parque, o Universal Studios é bem mais legal, pelo menos eu achei.

Todos os brinquedos são tematizados desde o início da fila até a hora que você sai dele, isto nos dois parques. E isto faz com que fique mais legal a coisa. Todas as filas são em baixo de coberturas, você não fica esperando no sol ou na chuva, isto faz uma boa diferença. Mas a espera geralmente é longa nos brinquedos mais legais.

O show de luzes e fogos que acontece todos os dias às 10.00h é um espetáculo à parte, fantástico.

As paradas que fizemos em Tamboulliet e Chartres foram bem bacanas, pedacinhos do mundo que acabamos conhecendo ao acaso, e foi muito legal. O castelo de Ramboulliet rendeu fotos lindas e a catedral de Chartres nos deixou de boca aberta.

Em relação à Le Mans, fiquei surpreendido, a cidade histórica é lindíssima, a catedral também. A pista de corrida das 24 horas de Le Mans também foi muito legal.

Beauvoir conhecemos apenas porque a usamos de cidade dormitório, ela é minúscula mas muito charmosinha. Para se ter um ideia chegamos mais ou menos 22:00h no hotel e já estava tudo fechado, perguntamos à proprietária onde poderíamos comer alguma coisa e ela disse que não havia lugar, somente em um Mc Donald's a 9km de distancia, fora da cidade.

Mont Saint Michel é lindíssimo, impressionante, diferente. Um mosteiro que foi construído em cima de uma base rochosa no mar. Um mosteiro gigante onde moravam 40 monges. Muito louco.

A Bahia de Arromanches também foi legal conhecer, não estava no planejamento e nem imaginávamos que iríamos até lá.

A basilica em Lisieux também foi impressionante conhecer, lindíssima. E de quebra conhecemos um pizza truck com forno à lenha e ganhador de campeonato de pizza em 2010, é claro, a pizza era deliciosa.

Rouen, a cidade fundado no século 1, onde Joana D'Arc foi executada, com magníficos prédios e uma catedral gótica exuberante de tão linda, por dentro e por fora, valeu muito à pena tê-la colocado no roteiro.

Quanto aos hotéis, todos foram bacaninhas, sem luxo algum, boas camas, bom chuveiro e bons cafés da manhã, os da Disney são à parte, com mais luxo. Resumindo, fizemos Boss escolhas nos hotéis.

E como o tempo não para, nós não podemos parar também.

Em maio tem mais, e com a companhia do meu grande amigo e camarada Marcelo Franklin, vulgo Thrash. Ele vai passar um mês conosco, 20 dias daremos um rolê pela Europa.